Páscoa

Autora: professora Raquel Buenos da Costa Wiedermann, 5ºA e B

Os alunos dos quintos anos A e B da E. M São Bento,orientados pela prof. Raquel Buenos da Costa Wiedermann, desenvolveram um trabalho sobre Páscoa. O tema que mais chamou a atenção foi sobre os tipos de ovos. A partir de pesquisa realizadas na internet, estudamos sobre a cultura ucraniana, onde é feita pintura em ovos de ave, e que são chamados de "Pessenkas".

Assim quem presenteia alguém com uma "Pessenka" expressa, através de seus símbolos, seus votos de um Páscoa repleta de bons sentimentos, em relação a pessoa presenteada. " Dar uma Pessenka é um belíssimo e delicado presente" . Diante disso os alunos confeccionaram modelos de Pessenkas em papel, em forma de cartões,  escreveram lindas mensagens para dar de presentes aos amigos e familiares no domingo de Páscoa. 

As aulas sobre o tema se tornaram interessantes,  pois desviamos o olhar aos ovos de chocolate, passando a desenvolver arte com criatividade se inspirando na cultura ucraniana. "A cultura ucraniana é riquíssima,  entre elas a preciosidade de desenhar num ovo e transforma-ló em profundas mensagens, uma arte inigualável".

Os alunos assistiram através da internet as técnicas de como esvaziar os ovos e limpa-los e como realizar a pintura. Estamos nos preparando com a orientação de uma descendente de ucranianos, a começar a pintar os ovos para a próxima Páscoa. 










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo dos Dados na Produção de Texto

Poluição nos rios (4º ano)

Projeto Trânsito