PROJETO ANIMAIS

Autora: professora Maria Luiza Martins de Freitas, 2ºC

O aluno Marcelo Rafael Vidal Faccini do 2º Ano C chegou muito entusiasmado na escola e queria relatar um acontecimento que ele havia presenciado e visto com seus próprios olhos. 
Eu conversei com os demais alunos da turma. Então paramos a aula para ouvir a história dele e o aluno Nicolas Galvão Ribeiro filmou tanto Marcelo Rafael quanto a classe inteirinha na hora em que ele contava o que ele havia visto. 

Esse relato trouxe para Marcelo Rafael muita emoção e confiança em si mesmo. Isso se conquista em ambientes favoráveis à manifestação do que se pensa, desenvolvendo a oralidade e a capacidade do aluno e dos coleguinhas também, pois sentem-se seguros para expressar oralmente o que pensam e sentem. Essa segurança em expressar-se depende consideravelmente do respeito e acolhelhimento das diferenças e da diversidade da linguagem, adequados a diferentes situações comunicativas. Pois o aluno usou a voz e gestos com as mãos e até os pés para contar a sua história real. 

Aproveitando o êxito da história oral, aproveitamos para estudar e aprender mais sobre os animais selvagens e domésticos e também que não devemos maltratá-los. Foi trabalhado sobre os animais que vivem perto do homem, vertebrados e invertebrados, aqueles que vivem em zoológicos, etc. 

A onça é coberta de pêlos, possui 4 patas e é um animal que se alimenta de carne através de caças, portanto é carnívora. Quando está com fome ela ataca os animais até mesmo as pessoas. Seus filhotes mamam, portanto são mamíferos. Eles mamam enquanto pequenos e depois esperam sua mamãe trazer carne para se alimentarem quando já estão maiores. 

O lagarto é um animal réptil, de pele escamosa, tem 4 patas e possui cauda comprida, que usa como defesa muito rápido na hora do perigo. Se alimenta de frutas como gabirobas, etc. Também é carnívoro, pois come passarinhos, pintinhos além de ovos. 

O desenvolvimento dessa aula foi de muito interesse da turma toda, as crianças sentiram-se motivadas e resolveram fazer uma ilustração da história que ouviram o seu colega contar. 

Desenvolvemos também nesse projeto as competências da BNCC que apresenta os objetos de conhecimento a serem desenvolvidos, formados pelo conjunto de conteúdos, conceitos e processo que envolvem a aprendizagem dos alunos. Esses são elementos também ligados às habilidades. A oralidade, o respeito à diversidade, o aprender fazendo, além de outros aspectos foram desenvolvidos durante todo o processo, o que enriqueceu ainda mais o aprendizado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo dos Dados na Produção de Texto

Poluição nos rios (4º ano)

Projeto Trânsito