Cavalos

Autora: professora Maria Luiza Martins de Freitas, 2º ano C

Iniciamos este projeto através de uma história que o aluno Marcelo contou sobre os animais que ele tem em sua chácara. Nesta história ele contou sobre os seus cavalos: 

“Marcelo se encontrava em sua casa sentado e, de repente, ouviu um barulho das patas dos cavalos que iam passando correndo em frente à sua casa: “Pocotó, pocotó, pocotó”. Suas patas tem um casco muito forte, o barulho é alto. O menino chamou seu pai e seu padrinho para cercar os animais que estavam indo próximos ao asfalto, beirando a rodovia e estavam quase chegando ao pedágio. Ele resolveu pegar o berrante e o tocou por 3 vezes. Eles não escutaram. O menino teve uma ideia: chamou os cahorros Zeca e Menina e levou um laço para laçar e foram atrás dos animais. Com os cachorros latindo, encontraram os cavalos e trouxeram de volta para a mangueira, onde eles têm o costume de comer milho, quirera e silo de cana de milho verde, grama e sal. Lá também ele escova os cavalos para ficar com o pelo liso e brilhante. Seus cavalos se chamam Pintado e Chocolate.” 

Dentro da BNCC está a possibilidade de reconhecer elementos já estudados e explorar novos elementos como base na análise de diferentes tipos de arte. Possibilita a ampliação das habilidades EF15AR02 e EF15R04. Assim, partindo dos projetos anteriores, onde os alunos já demonstraram ter muito interesse pelos animais, pudemos agora aprofundar seus conhecimentos, inclusive sobre meios de transporte.

Assim sendo, trabalhamos a questão dos animais como cavalo. Ele é um animal que antigamente era um meio de transporte muito importante para várias famílias. Mas primeiro tinha de ser adestrado por um profissional na área, que usava cabresto, rédea e montaria formada primeiro por uma badana, um socado, mais uma badana para firmar o socado, um pelego de carneiro e um xinxador para firmar o pelego. Ao montar no cavalo usava-se (e ainda usa-se) estribos nos pés para se firmar melhor. 

Todo cavalo tem muita força. Assim que ele estivesse adestrado era usado como meio de transporte. Levava as pessoas na carroça, charrete e também puxava as mercadorias no cargueiro formado por cestos que eram feitos de taquara. Até casal de noivos era levado em carroças enfeitadas até o cartório para realizar o casamento. E acompanhavam os noivos muitas carroças com pessoas e vários cavaleiros. Várias pessoas na volta para o jantar. 

Há muito tempo, os cavaleiros usavam uma mala de couro para suas viagens na garupa do cavalo, para levarem capa de chuva, roupas e mantimentos. Destaques da BNCC ao abordar a socialização decorrente das festas e dos festejos e ao valorizar a preservação das tradições familiares contempla-se também o tema contemporâneo, vida familiar e social. A compreensão das diferenças entre patrimônio material e imaterial é o reconhecimento das mais diversas formas de cultura do país. Desenvolve habilidades contidas em EF15AR25. 

Conversando com as pessoas de mais idade nos contaram que começaram a existir outros meios de transporte como caminhão, carros pequenos para passeios que eram uma das mais grandes novidades nos lugares. Pois era muito difícil ouvir-se um ronco de caminhão e também de carro de passeio. Quando se ouvia um ronco de caminhão ou de carro, as crianças corriam e subiam nas cercas de rachão para ver os veículos passarem na estrada de chão. E assim foi evoluindo o transporte cada vez mais e mais. Tanto que agora temos vários meios de transporte: terrestres, aquáticos e aéreos.

Pela leitura da BNCC das imagens propostas, os alunos tem acesso a diversas manifestações artísticas, culturais e aos diferentes modos de criação em artes visuais, tanto as tradicionais quanto as contemporâneas contemplando assim as habilidades dos conhecimentos EF15AR13 e EF5AR14 e a competência geral 3.

A proposta do presente projeto foi fazer com que os alunos percebessem a importância do homem do campo e também dos animais que são seus companheiros e ajudam no trabalho. A BNCC registra suas sensações em relação ao uso e observação das habilidades EF15R02 e EF15R04 EF15AR05. São desenvolvidas ao possibilitar que o aluno explore os elementos constitutivos das obras que desenvolvam suas produções de acordo com o que observa e aprende no espaço em que habita. 

A cada dia os alunos queriam aprender mais, deixando o projeto bem significativo, incluímos nomes próprios, comuns, gêneros masculino e feminino. Ao finalizar o projeto cada aluno fez uma ilustração sobre o que foi estudado. Os alunos passaram a gostar mais e mais dos animais e saber que devemos tratá-los com amor e carinho, pois eles fazem parte da nossa vida e também sentem dor, tem sentimentos. Devemos amá-los e respeitá-los e nunca maltratá-los.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo dos Dados na Produção de Texto

Poluição nos rios (4º ano)

Ampliando o conhecimento