Projeto animais

Autora: professora Maria Luiza Martins de Freitas, 2º ano C vespertino

Este projeto teve o Objetivo de trabalhar várias áreas do conhecimento e os componentes curriculares da BNCC. Na BNCC o ensino fundamental está dividido em 4 áreas do conhecimento que se complementam e contribuem para a formação integral do aluno. Algumas delas abrigam os curriculares e favorecem a comunicação, oralidade entre eles, sendo assim temos a seguinte oportunidade de trabalhar com os estudantes aproveitando seus conhecimentos.

Para a BNCC, a língua portuguesa tem como objetivo nortear, garantir a todos os alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários social e ao exercício da cidadania. 

A oralidade faz parte da vida dos alunos antes mesmo de entrarem na escola, nas interações familiares e sociais. Esta prática se desenvolve desde muito cedo, porém na escola ela passa a ser objeto de conhecimento e desenvolvimento de habilidades. 

Pois meu aluno Marcelo Rafael Vidal Faccini chegou ontem (17/09/2019) e veio conversar comigo que ele tinha uma história para contar aos colegas. Então pedi a colaboração dos alunos para ouvirem o que ele iria contar, pois ele se expressou assim bem como criança mesmo, cumprimentou a turma e iniciou a fala. 

Rafael contou que ele vai ser veterinário para cuidar dos animais e que ele já está fazendo o papel de cuidar dos animaizinhos. Assim como fez com uma porca que criou seus leitõezinhos. Da maneira dele se expressou assim: Desde que ela iniciou a sua gestação, meu pai disse: vamos dar mais atenção e cuidar com carinho dessa porca que ela está esperando seus filhotinhos e leva 3 meses e 20 dias para eles nascerem. Então todos os dias, eu levanto cedo e vou tratar dos animais com meu pai, pois temos uma chácara com galinhas, gado, cavalos, porcos e cachorro. A aluna Eloá fez a filmagem. 

Cada dia estava crescendo mais a barriga da minha porquinha, o nome dela é Chica. Aí eu falava: pai, está maior a barriguinha da Chica, eu coçava a cabecinha dela e ela deitava para mim passar a mão na barriga dela. Eu via os leitãozinhos se mexendo na barriga, coisinha mais linda. Eu trato dela com milho, ração e quirera, coloco água para não passar sede e chego da escola já vou ver se ela está bem. 

O dia que eles iam nascer, ela fez um ninho de capim e folhas, eu ajudei ela a puxar mato. Agora nasceram 5 leitõezinhos: 3 fêmeas e 2 machos. Não coloquei nome neles ainda. Ela tem um ciúme dos filhotinhos dela, não dá para chegar muito perto, ela corre atrás das pessoas estranhas. Só eu e meu pai que podemos pegar os leitõezinhos e ainda ela fica ansiosa roncando: Ron, ron, ron...

Eu como mestre aproveitando esse momento fiz um planejamento e trabalhei com todos os alunos do 2º Ano C. Aproveitando o conhecimento que o aluno Marcelo passou, pedi que os alunos fizessem um desenho bem ilustrado e pintassem bem lindo! São animais vertebrados, cobertos de pelos, quando são pequenos mamam. A hora que estão mamando sua mamãe fica deitadinha fazendo assim: ron, ron, ron. E eles se expressam assim: gute, gute, gute.

Depois que eles crescem comem ração com quirera, milho, abóbora, mandioca, tomam soro de leite. Também são vacinados para não ficarem doentes, assim como nós humanos também precisamos nos vacinar para evitar doenças. Eles tomam banho, só que o banho deles se tiver água com barro, eles preferem (quando é chácara), mas quando é granja os tratadores molham os porcos com cano dágua. Possuem 4 patas, 2 orelhas, 2 olhos, 1 focinho tipo de tomada e uma boca muito linda, um rabinho pra balançarem quando estão se alimentando.

Também nós podemos usar a carne como alimento. Podemos fazer linguiça, torresmo para comer com virado de feijão, além de aproveitar a gordura chamada “banha”. Os miúdos do porco fazemos feijoada com salada de couve da horta da escola. 

Esse projeto foi de muito interesse de todos os alunos, pois sentiram-se motivados a resolver as atividades por se tratar do seu dia a dia. Os cuidados com animais, seres vivos e não vivos, classificação dos animais, quantidades, tamanhos, peso, medidas de capacidade, substantivo próprio, rimas e versos, caça palavras, situações problema, sinônimos e antônimos, feminino e masculino, ortografia.

A BNCC estimula a vivência dos conceitos pelos alunos, contemplando assim a habilidade EF15AR17, descrita anteriormente ajuda a estimular a coordenação motora, desenvolvendo a criatividade e respondabilidade com a equipe com relação às particularidades e personalidades de cada colega.

Esse projeto foi muito motivador e de muita participação de todos os alunos, foi trabalhado a leituracom motivação e raciocínio lógico.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo dos Dados na Produção de Texto

Poluição nos rios (4º ano)

Projeto Trânsito