Projeto Sebrae

Autora: professora Vanderli Aparecida Ribeiro Galvão, 2º anos B e C

Iiniciamos o projeto explorando o Título do Livro JOVEM EMPREENDEDOR, cujo objetivo era despertar o interesse nos alunos para que quando jovens tornem- se empreendedores devido ao grande número de pessoas sem oportunidade de emprego em nosso país, fazendo com que eles possam perceber as oportunidades e que tendo ideias criativas podem se transformar em um negócio próprio que gera renda familiar e não necessariamente precisam ser empregados, mas sim, com muita dedicação, comprometimento podem ser donos próprio negócio. 

O Livro trabalha com o tema: A Importância das Plantas e seus Aromas. Fizemos uma leitura coletiva do livro para entender melhor a proposta, depois organizamos uma roda de conversa para ouvir a sugestpões do que poderíamos criar para vender na feira. 

Este tema despertou muito o interesse dos alunos, eles decidiram e se empolgaram em plantar cheiros verdes na horta para posteriormente usarmos para temperar bem a carne moída que será usada para fazer os pastéis que seria vendido no dia da feira na escola. 

Após ppesquisar e conversarmos com a turma também pensamos em um nome para a nossa Barraca. Depois de tudo decidido fomos a loja agropecuária que fica mais próxima da escola e compramos as mudas de cheiros verdes que foram plantadas na horta escolar com ajuda da professora e mães de aluno. Na véspera da feira os cheiros verdes foram colhidos e udados para temperar a carne moída do pastel que ficou com um aroma maravilhoso... cheirinho de fome! 

Aaproveitamos para trabalhar o gênero textual receita, cálculo mental, situações problema envolvendo medidas, cédulas de dinheiro, para prepará- -los para participarem junto com a professora das vendas. 
Fizemos ainda convite para algumas mães que vieram preparar a massa caseira do pastel que ficou uma delícia, muito crocante e apetitoso. 

No dia da feira os aluninhos participaram com a progessora das vendas de ficha, ajudaram fazer eentrega de pastéis e trocos de dinheiro. 

Esse projeto foi muito satisfatório, os aluninhos participaram com bastante entusiasmo e autonomia que eu fiquei surpresa porque não imaginava que eles gostariam tanto de terem participado. Os pais aproveitaram para registrar aquele momento dos filhos trabalhando na barraca. Uma mãe veio comentar que a filha que é minha aluninha chegou em casa dando sugestão para a mãe se tornar empreendedora montando uma sorveteria. 

Não apenas ensinamos, mas também aprendemos e acreditamos que as crianças podem empreender, basta despertar neles a curiosidade que escritor Rubens Alves cita, que eles são capazes de transformar o meio onde vivem porque energia não lhes falta. 













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo dos Dados na Produção de Texto

Poluição nos rios (4º ano)

Projeto Trânsito