FORA CORONAVIRUS

Autora: professora Gislaine Kratsch Pena, 1º ano

O projeto "FORA CORONAVIRUS" foi desenvolvido na Escola Municipal São Bento, município de Tibagi, com duas turminhas de 1° ano. O projeto foi desenvolvido pela professora Gislaine Kratsch Pena.
As crianças têm direito a informações verdadeiras sobre o que está acontecendo no mundo, por isso a importância de desenvolver tal projeto, visto que os adultos privam as crianças de certas informações que seriam importantes para elas entenderem o que está acontecendo e o porquê de certas atitudes tomadas na escola, em casa e em outros lugares por onde passa.

Iniciamos nosso projeto com um bate papo onde convidei as crianças a falarem sobre o assunto.

Descobri o quanto elas já sabiam para prosseguir.

Falei, através de historinha, sobre os problemas que o coronavirus causa e como nos proteger.

Então trabalhamos sobre boas práticas de higiene. A maneira certa de lavarmos as mãos, pois muitas crianças lavam rapidamente apenas as palmas das mãos. Mostrei que devemos fazer tal ação enquanto cantamos uma musiquinha que dura cerca de 20 segundos, tempo necessário para que as mãos fiquem realmente limpas. Em nossa aula cantamos: "Borboletinha, tá na cozinha, fazendo chocolate, para a madrinha. Poti poti, perna de pau, olho de vidro e nariz de pica pau, pau pau". Somente nesse período as mãos estarão bem lavadinhas.

Fizemos, também, a experiência com água, pimenta e detergente, onde os alunos acompanharam na prática a importância de manter as mãos limpinhas com água e sabão para o vírus não se alojar.

Mostrei às crianças como cobrir o nariz e a boca com o cotovelo flexionado ao tossir ou espirrar. Expliquei que é melhor não ficar muito perto das pessoas que apresentem esses sintomas.

Conversamos sobre a importância de não abraçar, dar beijinhos e tocar nas mãos das pessoas nesse momento. Para reforçar, cantamos a musiquinha da Turma da Mônica:

"Sem abraço,

Sem beijinho, 

Sem aperto de mão.

Não é desprezo é apenas proteção!"

Aproveitei a oportunidade para falarmos sobre o mosquito da dengue, questão bastante importante no Brasil, a qual está um pouco esquecida pelas pessoas diante da pandemia enfrentada nos dias atuais. Conversamos sobre a importância de manter os quintais limpos e não deixar água parada. Eles teriam a tarefinha de fiscalizar em casa se está tudo certinho e onde não estivesse deveriam falar para o papai e para a mamãe, pois seriam os fiscais da saúde.

Fizemos plaquinhas do coronavirus e do mosquito da dengue. Eles poderiam levar pra casa e contar para a família o que aprenderam.

Expliquei para as crianças que poderia ser que elas tivessem que ficar em casa por um tempo, sem irem à escola, supermercado, festinhas, ou brincar na rua, porque é mais seguro tanto para ela quanto para seus amigos. Eu sei que pode ser difícil, algumas vezes, mas seguir as regras ajudará a manter todos em segurança. Eles podem conversar sobre isso com a professora, com o papai e a mamãe, pois os adultos têm a responsabilidade de mantê-los protegidos dos problemas. Muitos adultos estão trabalhando duro para manter sua família segura.

Foi um projeto bastante proveitoso e desenvolvido no momento exato. Logo as aulas foram dispensadas. Então mantenho contato com a família dos alunos via whatsapp, onde trocamos ideias sobre o assunto e repasso atividades escolares.



História sobre coronavirus recontada durante a quarentena pela aluna Isis Bianca Pena Farias

Aluna Yasmin Vitória Martins Mendoka contando para os pais sobre a experiência da água, sabão e pimenta

Aluna Yasmin Vitória Martins Mendoka contando a história do coronavirus


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo dos Dados na Produção de Texto

Poluição nos rios (4º ano)

Projeto Trânsito