Português e Salada de Frutas

Texto da professora Juliana Kremer.


De início íamos apenas desenvolver atividades que ajudassem os alunos a escrever palavras com a letra R brando, como por exemplo em BARATA, AMARELO, etc.

Conversamos sobre os usos da letra R em várias palavras, fizemos Ditado, Atividades e Texto. Partindo de tudo isso, comecei uma atividade que era a seguinte:

Faça conforme o modelo: (Livro Letramento Divertido – Pagina 93)
a) Um pé de limão e um limoeiro

b) Um pé de goiaba e uma ________________________

c) Um pé de pera e uma __________________________

d) Um pé de caju e um__________________________

e) Um pé de amora e uma ________________________
Apesar de parecer uma atividade simples e fácil, durante sua realização, percebi um pouco de dificuldade das crianças em resolve-la, pois não sabiam os nomes das arvores que forneciam cada tipo de fruta. Foi então que busquei no Youtube a música: Pomar do grupo Palavra Cantada (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=APmuk5tQuKQ). 

Copiamos a letra, assistimos ao vídeo da música e aprendemos a canta-la. O professor de música aprendeu toca-la e as crianças aprenderam a canta-la acompanhadas pelo teclado. Já conseguimos aí, trabalhar com o gênero textual: música. Também aprendemos sobre ritmo, rimas, estrofes e versos. Depois de trabalhar com a letra da música em seus cadernos, as crianças perguntaram sobre as frutas que aparecem na letra e não são tão conhecidas.

Pomar
Palavra Cantada

Banana, bananeira
Goiaba, goiabeira
Laranja, laranjeira
Maçã, macieira
Mamão, mamoeiro
Abacate, abacateiro

Limão, limoeiro
Tomate, tomateiro
Caju, cajueiro
Umbu, umbuzeiro
Manga, mangueira
Pêra, pereira
Amora, amoreira
Pitanga, pitangueira
Figo, figueira
Mexerica, mexeriqueira
Açaí, açaizeiro
Sapoti, sapotizeiro
Mangaba, mangabeira
Uva, parreira
Coco, coqueiro
Ingá, ingazeiro
Jambo, jambeiro
Jabuticaba, jabuticabeira

Em cada sala de aula de nosso município, disponibilizamos de notebook, multimídia e internet. Então pesquisamos cada uma das frutas para que todos pudessem conhece-las através de fotos. Durante essa pesquisa as crianças contavam sobre as frutas que tinham em suas casas. E a partir desses relatos, decidimos que cada um traria de sua casa, as frutas que tivessem.

Marcamos um dia da semana para que cada um pudesse trazer as frutas. Os alunos trouxeram: banana, macas, laranja, laranja lima, mexerica, abacate, abacaxi, mamão e poncã.

Escolhemos cinco alunos para que lavassem bem as mãos, colocassem touca e cortassem as frutas que já haviam sido pré-lavadas. Assim fizemos uma deliciosa salada de frutas de manhã com o terceiro ano A e a tarde com o terceiro ano B e C.

laro que as saladas de fruta ficaram diferentes porque as frutas trazidas em cada período não foram iguais. Mas ambas ficaram muito saborosas. No dia seguinte escrevemos a receita nos cadernos e já trabalhamos sobre o gênero textual: receita que precisa ter 2 partes: ingredientes e modo de preparo.

Foi muito gratificante este projeto que surgiu de uma necessidade da turma em aprender um conteúdo do 3 ano, mas que no fim, gerou um conhecimento ainda maior. Até eu aprendi um pouco sobre tom, pois a música possui tons que trocam e com a ajuda do professor pude aprende-la e cantar com os alunos!!!
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FORA CORONAVIRUS

Jogo dos Dados na Produção de Texto

PROJETO ANIMAIS