Português e Salada de Frutas
Texto da professora Juliana Kremer.
De início íamos apenas
desenvolver atividades que ajudassem os alunos a escrever palavras com a letra
R brando, como por exemplo em BARATA, AMARELO, etc.
Conversamos sobre os usos da
letra R em várias palavras, fizemos Ditado, Atividades e Texto. Partindo de
tudo isso, comecei uma atividade que era a seguinte:
Faça conforme o modelo: (Livro
Letramento Divertido – Pagina 93)
a) Um pé de limão e um limoeiro
b) Um pé de goiaba e uma
________________________
c) Um pé de pera e uma
__________________________
d) Um pé de caju e
um__________________________
e) Um pé de amora e uma
________________________
Apesar de parecer uma atividade
simples e fácil, durante sua realização, percebi um pouco de dificuldade das
crianças em resolve-la, pois não sabiam os nomes das arvores que forneciam cada
tipo de fruta. Foi então que busquei no Youtube a música: Pomar do grupo
Palavra Cantada (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=APmuk5tQuKQ).
Copiamos a letra, assistimos ao
vídeo da música e aprendemos a canta-la. O professor de música aprendeu toca-la
e as crianças aprenderam a canta-la acompanhadas pelo teclado. Já conseguimos
aí, trabalhar com o gênero textual: música. Também aprendemos sobre ritmo,
rimas, estrofes e versos. Depois de trabalhar com a letra da música em seus
cadernos, as crianças perguntaram sobre as frutas que aparecem na letra e não
são tão conhecidas.
Pomar
Palavra Cantada
Banana, bananeira
Goiaba, goiabeira
Laranja, laranjeira
Maçã, macieira
Mamão, mamoeiro
Abacate, abacateiro
Limão, limoeiro
Tomate, tomateiro
Caju, cajueiro
Umbu, umbuzeiro
Manga, mangueira
Pêra, pereira
Amora, amoreira
Pitanga, pitangueira
Figo, figueira
Mexerica, mexeriqueira
Açaí, açaizeiro
Sapoti, sapotizeiro
Mangaba, mangabeira
Uva, parreira
Coco, coqueiro
Ingá, ingazeiro
Jambo, jambeiro
Jabuticaba, jabuticabeira
Em cada sala de aula de nosso
município, disponibilizamos de notebook, multimídia e internet. Então
pesquisamos cada uma das frutas para que todos pudessem conhece-las através de
fotos. Durante essa pesquisa as crianças contavam sobre as frutas que tinham em
suas casas. E a partir desses relatos, decidimos que cada um traria de sua
casa, as frutas que tivessem.
Marcamos um dia da semana para
que cada um pudesse trazer as frutas. Os alunos trouxeram: banana, macas,
laranja, laranja lima, mexerica, abacate, abacaxi, mamão e poncã.
Escolhemos cinco alunos para que
lavassem bem as mãos, colocassem touca e cortassem as frutas que já haviam sido
pré-lavadas. Assim fizemos uma deliciosa salada de frutas de manhã com o
terceiro ano A e a tarde com o terceiro ano B e C.
laro que as saladas de fruta
ficaram diferentes porque as frutas trazidas em cada período não foram iguais.
Mas ambas ficaram muito saborosas. No dia seguinte escrevemos a receita nos
cadernos e já trabalhamos sobre o gênero textual: receita que precisa ter 2
partes: ingredientes e modo de preparo.
Foi muito gratificante este
projeto que surgiu de uma necessidade da turma em aprender um conteúdo do 3
ano, mas que no fim, gerou um conhecimento ainda maior. Até eu aprendi um pouco
sobre tom, pois a música possui tons que trocam e com a ajuda do professor pude
aprende-la e cantar com os alunos!!!
Comentários
Postar um comentário