Projeto Sistema Monetário Brasileiro

Autora: professora Maria Luiza de Freitas, 2ºC

O Projeto Sistema Monetário Brasileiro foi desenvolvido na Escola Municipal São Bento com os alunos do 2º Ano C da Professora Maria Luiza Martins de Freitas. O projeto teve início com um conversa sobre a importância de se estudar bastante, se esforçar cada vez mais para quando se formar, ser contratado em uma empresa e manter um bom trabalho. Assim o funcionário só vai subindo de cargo e vai ganhar mais dinheiro do que aquele que não quis estudar.

Foram desenvolvidas atividades e trabalhos em grupo para conhecer as moedas e cédulas ou notas de Real. Para tanto, foi feito um estudo para que os estudantes conhecessem melhor o dinheirinho de brincadeira. Eles se motivaram e também se interessaram em aprender a contar dinheiro. Um ensinava o outro: o valor das moedas e notas. Muitos deles já aprenderam contar dinheiro usando os dedinhos para calcular o valor. Obtiveram um excelente resultado tanto na leitura das cédulas como nas contagens.

Desenvolvemos também algumas situações problema, onde os valores do dinheiro foram aparecendo para que a turma utilizasse os conhecimentos adquiridos para resolvê-los.

Para concluir, os alunos decidiram confeccionar alguns objetos de artesanato para um comprar do outro pois estavam muito emocionados de ter a oportunidade de brincar com dinheirinho e aprender contar valores.

Professora e alunos em conjunto confeccionamos uma Estrela Guia. Para tanto utilizamos os seguintes materiais: caixa de leite, retalhos de tecido, fio, agulha e tesouras, todos com muita calma. As alunas Vitória, Julia, Paula e Tainá tiveram a ideia de confeccionar um porta-retrato com papelão e folhas de revistas velhas para colocar a foto da turma com a professora.

Assim que terminamos os trabalhinhos confeccionados pela professora e o grupo de alunos, surgiu a ideia pelos alunos de um ser o representante dos objetos confeccionados e fazer a demonstração do que foi usado e vender para poder arrecadar mais dinheiro.

O aluno Davi fez uma pequena demonstração a todos e o aluno José Miguel teve interesse de comprar a Estrela para presentear sua mãe. Tiramos algumas fotos para registrar o nosso trabalho em grupo e também aproveitando a oportunidade registramos o dinheirinho que estávamos trabalhando com eles. A aluna Eloá fez a filmagem.

O trabalho realizado foi de grande interesse para as crianças, pois se sentiram muito motivados e até foram escrever os valores no quadro negro. Desenvolveram as atividades sem encontrar dificuldades e aprenderam a relacionar-se com os coleguinhas de uma maneira mais agradável. O presente projeto foi de suma importância, pois ajudou a serem criativos e terem um bom raciocínio lógico.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo dos Dados na Produção de Texto

Poluição nos rios (4º ano)

Projeto Trânsito