Projeto: O circo

Autora: professora Maria Luiza de Freitas, 2ºC

Iniciamos o projeto trabalhando O CIRCO KARTOON, pois fomos convidados para assistir uma apresentação com os personagens que ali trabalham. A Direção da escola ofertou o transporte para que todos os aluninhos com a autorização dos seus pais fossem assistir às atrações no circo. Isso foi de muita importância para nossa escola, pois nossos alunos em sua maioria são de localidades distantes e muitos nunca tinham ido a um circo antes.
No dia seguinte ao passeio, sentamos com os alunos numa roda de conversa, as crianças sentem muito prazer em relatar o que pensam, é o momento dado à criança para ela explicitar seus saberes, demonstrar suas aprendizagens. Mesmo que a criança não escreva ela pode dizer o que pensa, de maneira que consiga se comunicar com o meio.

Assim, aproveitamos esse momento para ampliar o seu conhecimento referente ao que observaram lá no circo, eles fizeram desenhos do jeito como entenderam o que viram lá! Decidiram então, escrever uma pequena redação pois estavam muito motivados pelas apresentações e personagens. O aluno Davi também foi convidado por um dos personagens a subir no picadeiro e participar das atrações. Ele se sentiu muito honrado e os demais alunos ficaram felizes em ver seu coleguinha lá apresentando também.

Nos demais dias fomos trabalhando uma atividade por dia sobre o circo Kartoon, como por exemplo: acróstico, cruzadinha, a palavra CIRCO, envolvendo as sílabas AR, ER, IR, OR e UR. Formamos várias palavras com essas sílabas. Depois fizemos leitura individual com as palavras que eles formaram. Usando as palavras, ordenamos frases.

Também foram desenvolvidas situações problema envolvendo dinheiro pois cada aluno pagou sua entrada no circo. Eles mesmos manusearam o dinheiro com ajuda da professora e uma estagiária que acompanhou os alunos com cuidado e carinho para sentirem-se mais seguros. E com isso abriu um eixo para trabalhar com o sistema monetário, eles amaram.

Os alunos desenvolveram as mágicas dentro da sala de aula, confeccionaram os convites, contaram dinheirinho, falaram ao microfone. Resolveram várias atividades envolvendo o Circo, sem encontrar dificuldades.

Nós filmamos as apresentações do circo e isso despertou o interesse da turma em filmar na sala de aula também. Então eles apresentaram mágicas que aprenderam em casa com seus pais e avós. Fizemos alguns vídeos. Teve aluno que usou um microfone de brinquedo para narrar as mágicas.

Além dos vídeos confeccionamos convites para o circo, montamos gráficos, contagem com dinheiro de mentira. Os alunos fizeram desenhos e produziram frases criativas da realidade que eles viram lá no circo.

Com o acordo dos alunos, ensaiamos uma música do Patati e Patatá: o Circo da Alegria, destacando a nova BNCC. Identificar e apreciar diversas formas de gêneros de expressão musical, tanto tradicionais quanto contemporâneas, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial aquelas da vida cotidiana.







Comentários

  1. Parabéns a todos pelo carinho e dedicação com nossos pequeninos !!!❤👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo dos Dados na Produção de Texto

Poluição nos rios (4º ano)

Ampliando o conhecimento