Zoológico

Autora: professora Francieli Brandt Vieira, 3º ano

Eu, Francieli Brandt Vieira (professora de uma turma de 3º ano), e Gislaine Kratsch Pena (professora de duas turmas 3º ano) da Escola Municipal São Bento, realizamos uma aula-passeio com os alunos, no dia 31 de outubro ao Zoológico Municipal de Curitiba. A atividade correspondeu ao conteúdo de Ciências “Características e desenvolvimento dos animais”. 

Em aulas anteriores à visitação os alunos estudaram sobre convite, autorização, temporalidade, realizaram pesquisas sobre os animais, apresentaram os resultados da pesquisa para os colegas. Durante o passeio os alunos conheceram os animais, tiraram fotos, filmaram etc. 

Nas aulas posteriores os alunos realizaram diversas atividades relacionadas aos animais: produção de texto, digitação do mesmo e envio da produção aos pais, via whatsapp (com celular da professora), roda de conversa sobre o passeio e cuidados com os animais, lista de animais que mais gostaram de conhecer, tabela e gráfico, confecção de cartaz com classificação dos animais em répteis, anfíbios, mamíferos, aves, insetos e vertebrados ou invertebrados, resolução de problemas, ilustração e confecção de maquete do zoológico. 

O objetivo dessa aula foi correlacionar teoria e vivência, além de despertar curiosidade / interesse pela temática. Nossos alunos são de zona rural e poucos têm oportunidade de viajar e um passeio com a escola sempre é marcante, ficaram empolgados em poderem levar lanche, fazerem piquenique e ir a Curitiba. Fizemos uma avaliação positiva da metodologia empregada e felizes por oportunizar essa experiência aos alunos.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo dos Dados na Produção de Texto

Poluição nos rios (4º ano)

Projeto Trânsito