A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DAS CRIANÇAS DO CAMPO

Autora: professora Raquel Bueno da Costa Wiedermann, quintos anos A e B

O objetivo desta aula foi para que os alunos reconhecessem a importância de adquirir hábitos alimentares saudáveis para a promoção da saúde e a qualidade de vida e saber que onde vivemos, que é o campo, é onde se desenvolve a melhor qualidade de alimentos, pois pegamos direto da fonte para nossa mesa, diferente da cidade onde ainda o produto vai passar por uma mudança, no setor industrial antes de chegar a mesa de outras crianças. valorizando o fato de morar na Zona Rural, esse contato direto com os alimentos intensifica mais a importância de se produzir para não faltar no futuro. Ter hábitos alimentares saudáveis dentro de um espaço maravilhoso que é o campo nos garante saúde e energia.

Através dessa atividade que fizemos em relação aos alimentos que os alunos do campo tem para ir a mesa, surgiu ideia de mostrar (através de fotos) para as crianças da cidade como é a alimentação saudável das crianças que vivem no campo. Com isso incentivar elas (as crianças da cidade) a adquirirem também hábitos saudáveis de uma boa alimentação e também valorizar os alimentos que vão a mesa todos os dias e saber sua origem. E mostrar quem mora no campo não tem o hábito de consumir muitos alimentos industrializados inadequados para o desenvolvimento e crescimento correto.

Sabemos que a escola por ser uma instituição de grande influência na vida das crianças é o lugar ideal para o início de desenvolvimento de ações e cuidados com à saúde e aquisição de uma alimentação saudável, mas apesar da pandemia, não podíamos deixar de passar despercebido por esse conteúdo sobre a alimentação saudável, Conteúdo Disciplinar da aula de Ciências. E assim as crianças puderam mostrar através da nossa aula online em um espaço privilegiado o estilo de vida entre eles e a sua alimentação, mostrando como é bom viver no campo e poder ir numa horta retirar as verduras, no pomar colher as frutas, no galinheiro recolher os ovos no curral tirar o leite da vaca e assim por diante. Viver no campo é um privilégio. Aproveitei para explicar também nessa aula que segundo estudos de nutricionistas as crianças que não se alimentam de modo correto podem não crescer adequadamente tendo com isso dificuldade de concentração nas atividades e fraqueza para brincar. Incentivei os alunos a consumirem com grande prazer os alimentos os quais eles retiram do seu próprio espaço domiciliar que é os sítios chácaras e fazendas. Pois eles estão assim cuidando da sua saúde.

Essa aula teve início após trabalharmos com o tema Nutrientes falando sobre os a importância de cada alimento no desenvolvimento das crianças. Muitos deles identificaram após a pesquisa quais eram os nutrientes encontrados nos alimentos que é produzido no próprio quintal de onde eles moram.























































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo dos Dados na Produção de Texto

Poluição nos rios (4º ano)

Projeto Trânsito